31 de janeiro de 2011

Festa no Mar

Por: Menezes, 2010 s/ titulo

"Dia 2 de fevereiro - dia de festa no mar”, segundo a música do compositor baiano Dorival Caymi. É o dia em que todos vão deixar os seus presentes nos balaios organizados pelos pescadores do bairro do Rio Vermelho junto com muitas mães de santo de terreiros de Salvador, ao lado da Casa do Peso, dentro da qual há um peji de Yemanjá e uma pequena fonte. Na frente da casa, uma escultura de sereia representando a Mãe d´Água baiana, Yemanjá. Desde cedo formam-se filas para entregar presentes, flores, dinheiro e cartinhas com pedidos, para serem levados à tarde nos balaios que serão jogados em alto mar.

É única grande festa religiosa baiana que não tem origem no catolicismo e sim no candomblé. (Dia 2 de fevereiro é dia de N.Sra. das Candeias, na liturgia católica, e esta Nossa Senhora é mais freqüentemente paralelizada com Oxum, a vaidosa deusa das águas doces).

Iemanjá é uma deusa retratada por vários artistas de diversas formas artísticas, pela sua historia e sua plasticidade em quanto Mulher símbolo de fertilidade.

Então Quarta–feira todos no Rio Vermelho para saldar Iemanjá no encontro da cultura popular com a religiosidade. Odoia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário