Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos, em 1959, o povo brasileiro ganhou grandes aliados: as revistinhas da Turma da Mônica são de grande ajuda ao processo de alfabetização, entretendo crianças e jovens (e muitos adultos que nunca deixaram de ler) por toda uma geração. O primeiro personagem de Maurício foi o cãozinho Bidu, que hoje é usado como mascote e marca dos Estúdios Maurício de Sousa e da Maurício de Sousa Produções (MSP). E pode-se dizer que esta escolha trouxe muita sorte ao cartunista, pois chegar aos mais de 50 anos de carreira, com sucesso editorial e empresarial. A Turma da Mônica arrecada uma boa quantia anualmente, só com produtos licenciados como fraldas, maçãs, brinquedos, sabonetes, e até material para construção (o Cascão é garoto propaganda da Vedacit).
|
Turma da Mônica |
Hoje nas bancas e livrarias se encontra um volume grande de publicações da Turma da Mônica voltada para todas as gerações que acompanharam a turminha. Hoje publicados pela Panini Comics, gigante mundial dos quadrinhos, temos além dos lançamentos mensais de Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Chico Bento, o fenômeno de vendas Turma da Mônica Jovem (que superou em números as vendas do reboot da DC Comics, responsável por heróis como Batman, Superman e Lanterna Verde). Há também almanaques e publicações direcionadas para os fãs antigos, como as coletâneas Coleção Histórica Turma da Mônica e As Tiras Clássicas da Turma da Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário