31 de janeiro de 2011

Festa no Mar

Por: Menezes, 2010 s/ titulo

"Dia 2 de fevereiro - dia de festa no mar”, segundo a música do compositor baiano Dorival Caymi. É o dia em que todos vão deixar os seus presentes nos balaios organizados pelos pescadores do bairro do Rio Vermelho junto com muitas mães de santo de terreiros de Salvador, ao lado da Casa do Peso, dentro da qual há um peji de Yemanjá e uma pequena fonte. Na frente da casa, uma escultura de sereia representando a Mãe d´Água baiana, Yemanjá. Desde cedo formam-se filas para entregar presentes, flores, dinheiro e cartinhas com pedidos, para serem levados à tarde nos balaios que serão jogados em alto mar.

É única grande festa religiosa baiana que não tem origem no catolicismo e sim no candomblé. (Dia 2 de fevereiro é dia de N.Sra. das Candeias, na liturgia católica, e esta Nossa Senhora é mais freqüentemente paralelizada com Oxum, a vaidosa deusa das águas doces).

Iemanjá é uma deusa retratada por vários artistas de diversas formas artísticas, pela sua historia e sua plasticidade em quanto Mulher símbolo de fertilidade.

Então Quarta–feira todos no Rio Vermelho para saldar Iemanjá no encontro da cultura popular com a religiosidade. Odoia!!

26 de janeiro de 2011

A Exposição do Artista Farnese de Andrade


Paulo Darzé Galeria de Arte é um espaço dedicado exclusivamente para arte contemporânea baiana e brasileira nas suas mais variadas expressões, linguagens e técnicas, apresentando exposições temporárias individuais e coletivas, mostras permanentes do acervo, além de intensa participação em feiras nacionais e internacionais, fazendo da Galeria de Arte um dos mais importantes locais da arte na Bahia. E neste mês a galeria está realizando a exposição do artista Farnese de Andrade, mineiro, falecido em 1996, aos 70 anos, apresentando quarenta obras, sendo muitas delas inéditas.

Boa pedida para um tarde cultural na cidade a entrada e gratuita, horário de Funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h.

Para que Serve sua Arte???


"Eu sou criador. Se for bom ou ruim, não importa. A questão da criação não é qualitativa. Eu crio para mim, para o espírito do mundo."

PARA QUEM SERVE A MINHA ARTE??? "Leonardo ARTISTA

Para me tornar FAMOSO... AMADO, IDOLATRADO... PAPARICADO pela Mídia e pelos Marchands, e Para eu ser RICO e ganhar muita Grana!" Com isso faço minhas palavras também.

Com isso que 2011 seja de muita grana e trabalho!